Uma preocupação de algumas pacientes é que o implante de silicone possa afetar a sensibilidade nos seios. De fato, isso pode acontecer, mas é temporário e causado pelo edema (inchaço). A grande maioria das mulheres “volta ao normal” com a cicatrização completa da cirurgia, que ocorre até 18 meses após o procedimento. Vale reforçar que cada caso é único, existem mulheres que não sentem diferença na sensibilidade, assim como tem quem fique com a região hipersensível.
A resposta depende do corpo de cada paciente, mas um dos fatores que mais influenciam é o tamanho da prótese: o risco de interferências na sensibilidade é diretamente proporcional à dimensão do implante. Isso porque quanto maior, mais os tecidos precisarão se adaptar e a pele esticar, interferindo nas terminações nervosas.
Nos casos de alteração, a paciente pode massagear suavemente a área para diminuir o inchaço. Além disso, é imprescindível o uso do sutiã pós-cirúrgico. Todos esses cuidados são importantes para que o pós-operatório ocorra da melhor forma possível, minimizando desconfortos e permitindo a volta às atividades normais dentro do período previsto.