Após a cirurgia plástica, como a lipoaspiração, podem acontecer alguns eventos clínicos comuns no pós-operatório como: edema, hematomas, fibrose e outros.
Na cirurgia de lipoaspiração, quanto maior for a quantidade de gordura retirada do organismo, maior será o impacto e a reação no organismo do indivíduo. Por isso em alguns casos pode ocorrer fibrose, que é um processo de cicatrização irregular na região da lipoaspiração, o que pode levar a desenvolver ondulações na pele, protuberâncias e ondulações, proporcionando um aspecto disforme na região.
A fibrose pode surgir devido:
Repouso inadequado
Traumas na região (como pegar peso ou fazer esforços)
Uso incorreto da cinta pós-cirúrgica
Reação do próprio organismo agressão sofrida com a lipoaspiração.
Para se obter o resultado esperado e ter a satisfação de uma resultado perfeito é necessário um pós-operatório extremamente rigoroso e alguns cuidados essenciais, dentre eles destaco a drenagem linfática pós-cirúrgica, que deve ser realizada regularmente assim que seu médico liberar. Através de manobras lentas, suaves, rítmicas acompanhando a direção e anatomia do transporte linfático, a drenagem vai ajudar na eliminação do edema, toxinas, prevenção de fibroses e aceleração da sua recuperação.