A diástase abdominal é uma condição comum que afeta a parede do abdômen e deixa a barriga mais protrusa, ou seja, mais projetada para a frente. Ela ocorre quando os músculos do abdômen se afastam, ocasionando um aumento no tamanho da cavidade abdominal.
A diástase abdominal é geralmente causada pela pressão excessiva sobre a parede abdominal. Isso pode acontecer durante a gravidez, quando os músculos do abdômen estão esticados. Outras causas possíveis incluem a obesidade, a constipação crônica, o levantamento de peso excessivo e a tosse crônica.
A diástase abdominal provoca muito poucos sintomas. Mas é diagnosticada facilmente pelo médico no exame físico, podendo ser confirmada com exames de imagem como ultrassonografia da parede abdominal.
Existem algumas maneiras de tratar a diástase abdominal. O primeiro passo é fazer mudanças na dieta, exercitar-se de forma adequada e perder peso, se necessário. O fortalecimento abdominal através de musculação é importante para ajudar a estabilizar a parede abdominal. Por fim, se essas medidas não forem suficientes, o tratamento cirúrgico pode ser necessário para corrigir a deformidade.
O tratamento cirúrgico é relativamente simples e extremamente eficaz. Ele geralmente é feito em cirurgias de abdominoplastia ou miniabdominoplastia. Na cirurgia os músculos são trazidos para a linha média e unidos através de sutura cirúrgica, como se fosse um grampeamento dos músculos. Como resultado, a barriga fica reta, sem saliências (a famosa barriga “chapada” que todos admiramos).
Ficou interessado no assunto? Mande uma mensagem aqui. Ou, se preferir, marque uma consulta para conversarmos pessoalmente.