Saiba que ela provavelmente se deve a uma condição chamada diástase da musculatura abdominal.
A diástase é uma frouxidão dos músculos reto abdominais e suas aponeuroses. Essa alteração anatômica é muito comum após a gestação, condição onde a musculatura tem que se alongar e se afastar para dar lugar ao útero. Por isso mesmo, a diástase é bem mais comum nas mulheres.
A frouxidão abdominal pode ser minimizada com exercícios que fortalecem a parede do abdome tais como os abdominais, flexões, etc. Na verdade, os exercícios físicos podem melhorar o tônus da musculatura abdominal mas, infelizmente, não melhoram a diástase em si. Ainda assim, por vezes, a prática de exercícios físicos corrige o aspecto globoso do abdome.
A cirurgia é indicada para tratar as formas mais severas de diástase, quando o tratamento com exercícios físicos não se mostrou suficiente. A correção de diástase dos músculos reto abdominais consiste em uma incisão no púbis, no local em que o corte da cesariana é feito. Através dessa incisão é feita uma costura na aponeurose, que é uma membrana que envolve os músculos. Essa costura aproxima os músculos e suas aponeuroses, retesando a cinta muscular frouxa, dando firmeza ao conjunto e até mesmo reduzindo a cintura, deixando o corpo mais harmonioso. Conjuntamente, pode ser realizada uma abdominoplastia para retirada do excesso de pele. Em caso de gordura excedente, recomenda-se a lipoaspiração.
Ficou interessado? Agende uma consulta com o cirurgião plástico de sua confiança e e tire suas dúvidas.